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Sobre o projeto

O projeto proposto propõe explorar e expandir o campo da experimentação e laboratórios em artes, comunicações e educação na América Latina através da parceria entre a Universidade de Antioquia (Udea) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com apoio da Universidad Pontificia Bolivariana (UPB) em Medellín. Nas Faculdades de Artes e Comunicação destas universidades, houve um interesse histórico em pesquisa baseada em prática. A proposta do presente projeto é focar em práticas experimentais nas áreas em questão, com objetivo de ampliar perspectivas em experimentação e práticas indisciplinares nos níveis de graduação e pós-graduação. O escopo do projeto é experimentar com possibilidades de criar novas práticas educacionais associadas com práticas experimentais.

Em ambas as universidades, houve experiências com laboratórios e experimentação. Na PUC-SP, por exemplo, historicamente os programas de pós-graduação, como Comunicação e Semiótica, mantiveram laboratórios de linguagens visuais e auditivas que resultaram em uma série de experimentos1. Na PUC-SP, também nos cursos de graduação, como, por exemplo, Comunicação e Multimeios e Arte: História, Crítica e Curadoria, os alunos têm à disposição para as aulas e pesquisas uma série de laboratórios que resultam em diversos projetos baseados na prática, tanto em projetos artísticos quanto curatoriais nas áreas de comunicação e artes. E na UdeA, a recente iniciativa do laboratório integrado 10|12 l@b é o resultado de anos de práticas laboratoriais na Faculdade de Comunicação e Filologia com laboratórios como De la Urbe, Altair e BarrioU. Mais recentemente, o programa de doutorado em Comunicações e Narrativas gira em torno, por um lado, do experimento como uma metodologia de pesquisa válida e, por outro, do laboratório como o espaço onde a pesquisa e o inesperado emergem.

Atualmente, é necessário repensar (revisitar) abordagens antigas ou esquecidas que unem teoria e prática para encontrar novas formas de experimentação. Essa abordagem não é nova. Por exemplo, o filósofo John Dewey já trabalhava para reabilitar abordagens antigas e práticas esquecidas. Especificamente, com a criação das Escolas Laboratoriais da Universidade de Chicago, fundadas em 1896, onde o aprendizado mecânico foi deixado de lado em favor do aprendizado ativo e cooperativo baseado na experiência e na prática. Esse é o ponto central deste projeto. Trabalhando com um impulso arqueológico em direção ao passado esquecido da experimentação, o objetivo é recuperar práticas que saíram de uso e inventar novas formas de lidar com a experimentação no laboratório. Ao unir teoria e prática e recorrer a caminhos interdisciplinares, a proposta visa a fortalecer as relações de pesquisa e ensino na América Latina.

Durante o século XX, a maioria das áreas do conhecimento e, particularmente, a educação, foram tratadas separadamente, como campos específicos e autônomos. Este projeto de pesquisa adota uma abordagem indisciplinar para unir diferentes áreas do conhecimento, em sintonia com os recentes desenvolvimentos nas ciências sociais e humanas. Assim, as questões centrais desta pesquisa e da colaboração entre São Paulo e Medellín são: O que poderia implicar uma prática experimental do sul e como ela se diferencia da tradição ocidental? Quais são as contribuições ou especificidades que o Brasil e a Colômbia acrescentam às práticas experimentais na pesquisa baseada na prática nas artes, nas comunicações e na educação?

Para permitir esse desenvolvimento, o projeto questiona: como é esse tipo de laboratório? Como ele existe? Como ele funciona? A resposta a essas perguntas depende da própria experimentação. Ao criar etapas menores, o processo se baseará na realização de experimentos específicos que permitirão testar o funcionamento do laboratório, refletir sobre os resultados e deslocar as perguntas iniciais para novos patamares. Ao experimentar com a experimentação, abre-se uma brecha dupla para os participantes da proposta, resultando em uma abordagem em processo que já conta com a pesquisa baseada na prática como forma de impulsionar a produção de novas formas de conhecimento. É necessário testar novas abordagens, experimentar, cometer erros, tirar conclusões, buscar correções, experimentar novamente, a fim de encontrar novos formatos de pesquisa e educação relacionados à experimentação.

Os resultados propostos para o projeto são:

— Uma conferência internacional;

— Publicação em uma revista de primeira linha;

— Apoio a um projeto de pesquisa (estudante de doutorado) para o Doutorado em Comunicações e Narrativas da UDEA.